Motores Elétricos

São máquinas destinadas a transformar energia elétrica em energia mecânica, sua construção é simples versátil e não poluentes.

 

MOTORES MONOFÁSICOS

Utilizados principalmente em máquinas como motobombas, compressores, furadeiras, serras, cortadores de grama, etc., são, em geral, máquinas de pequeno porte, e de utilização em ambientes domésticos, já que são fabricados normalmente em potências em torno de 3.0 CV, sendo sua tensão 110/220 Volts ou 220/440 Volts.

 

MOTORES TRIFÁSICOS

São os motores mais utilizados nas indústrias, isto em função das várias vantagens que possuem, tais como: vida útil longa, facilidade de ligação, facilidade de controle de velocidade, e são indicados para aplicação em compressores, bombas ventiladores/exaustores, correias transportadoras, industria mecânica em geral, suas tensões são 220/380V, 380/660V ou 4 tensões.

 

MOTOFREIOS

Desenvolvidos para utilização em equipamentos onde são necessárias paradas rápidas por questão de segurança, posicionamento e economia de tempo, como: máquinas ferramentas, máquinas gráficas, bobinadeiras, transportadores, pontes rolantes, máquinas de engarrafar e secar, entre outros equipamentos mecânicos.


Motores Elétricos

Parafuso:

De aço zincado, com alta resistência à corrosão.

Parafuso:

De aço zincado, com alta resistência à corrosão.

Parafuso:

De aço zincado, com alta resistência à corrosão.

Tampa Dianteira:

De ferro fundido com assento do mancal mandrilhado, o que aumenta a vida útil dos rolamentos.

Rolamento Dianteiro:

De esferas, dimensionado para suportar as piores solicitações sem danos para o motor e com dupla blindagem.

Arruela de Encosto do Rolamento:

De aço zincado, com alta resistência à corrosão.

Ventilador:

De PP ou PA, projetado para mover grande quantidade de ar com pouco ruído.

Chaveta:

De aço 1045, com alta precisão dimensional.

Rotor Completo:

Formado por lâminas com baixa perda elétrica. Os anéis e barras do circuito são de alumínio, o que torna o conjunto extremamente rígido.

Pino Elástico:

De aço mola, utilizando para fixar o estator bobinado na carcaça.

Carcaça Completa:

Fabricada em chapa de aço.

Estator Bobinado:

Com lâminas tratadas termicamente, visando minimizar as perdas elétricas. Fio envernizado à base de poliéster, apresentando alta rigidez dielétrica entre as frases e excelentes propriedades mecânicas, com classe térmica "H"(180°C).

Rolamento Traseiro:

De esferas, dimensionado para suportar as piores solicitações sem danos para o motor e com dupla blindagem.

Arruela Ondulada:

De aço mola, dimensionada para que o motor tenha a minima folga axial.

Tampa Traseira:

Em ferro fundido, com assento do mancal mandrilhado, o que aumenta a vida útil dos rolamentos.

Porcas Sextavadas:

De aço zincado, com alta resistência à corrosão.

Porcas Sextavadas:

De aço zincado, com alta resistência à corrosão.

Tampa de Caixa de Ligação:

De chapa e de fácil remoção, facilitar a ligação do motor.

Capacitor:

Dimensionado para obter maior ângulo entre as correntes dos enrolamentos auxiliar e principal, proporcionando elevados torques de partida.

Capa de Capacitor:

Fabricado em chapa de aço, utilizado para proteger o capacitor contra choques mecânicos.

Centrifuga:

Conjunto responsável pelo chaveamento do enrolamento auxiliar durante a partida.

Platinado:

Base em baquelite, contato em liga de prata lâmina de bronze fosforoso.

  1. Parafuso: De aço zincado, com alta resistência à corrosão.
  2. Tampa Dianteira: De ferro fundido com assento do mancal mandrilhado, o que aumenta a vida útil dos rolamentos.
  3. Rolamento Dianteiro: De esferas, dimensionado para suportar as piores solicitações sem danos para o motor e com dupla blindagem.
  4. Arruela de Encosto do Rolamento: De aço zincado, com alta resistência à corrosão.
  5. Ventilador: De PP ou PA, projetado para mover grande quantidade de ar com pouco ruído.
  6. Chaveta: De aço 1045, com alta precisão dimensional.
  7. Rotor Completo: Formado por lâminas com baixa perda elétrica. Os anéis e barras do circuito são de alumínio, o que torna o conjunto extremamente rígido.
  8. Pino Elástico: De aço mola, utilizando para fixar o estator bobinado na carcaça.
  9. Carcaça Completa: Fabricada em chapa de aço.
  10. Estator Bobinado: Com lâminas tratadas termicamente, visando minimizar as perdas elétricas. Fio envernizado à base de poliéster, apresentando alta rigidez dielétrica entre as frases e excelentes propriedades mecânicas, com classe térmica "H"(180°C).
  11. Rolamento Traseiro: De esferas, dimensionado para suportar as piores solicitações sem danos para o motor e com dupla blindagem.
  12. Arruela Ondulada: De aço mola, dimensionada para que o motor tenha a mínima folga axial.
  13. Tampa Traseira: Em ferro fundido, com assento do mancal mandrilhado, o que aumenta a vida útil dos rolamentos.
  14. Porcas Sextavadas: De aço zincado, com alta resistência à corrosão.
  15. Tampa de Caixa de Ligação: De chapa e de fácil remoção, facilitar a ligação do motor.
  16. Capacitor: Dimensionado para obter maior ângulo entre as correntes dos enrolamentos auxiliar e principal, proporcionando elevados torques de partida.
  17. Capa de Capacitor: Fabricado em chapa de aço, utilizado para proteger o capacitor contra choques mecânicos.
  18. Centrifuga: Conjunto responsável pelo chaveamento do enrolamento auxiliar durante a partida.
  19. Platinado: Base em baquelite, contrato em liga de prata lâmina de bronze fosforoso.