Motobombas

Soluções em bombeamento de líquidos

Serviço de manutenção em motobombas: rebobinamento de motobombas monofásicas e trifásicas de diversas potências, possuímos amplo estoque de peças tais como rotores de piscina de diversas marcas e modelos, serviço de pintura, bancada de testes de pressão de água.

 

Tipos de Motobombas

                                               

Centrífugas

Usadas para água limpa e consideradas bombas intermediárias

Auto Aspirantes

Utilizadas em poços onde poderá haver entrada de ar na tubulação de sucção, sendo a motobomba capaz de “retirar o ar” da tubulação e levar a água até a caixa d’água

Multiestágios

Bombeamento de água limpa a grandes alturas manométricas e/ou para grandes pressões manométricas

Submersíveis

Inseridas dentro da água, sendo que trabalham “afogadas” e possuem uma única tubulação, a de elevação de água

De Piscina

Utilizadas junto ao filtro, removem partículas insolúveis que se encontram na água da piscina, deixando-a em condições ideais de banho

Injetoras

Indicadas para poços profundos com altura de sucção acima de 8 metros

Auto-escorvantes

Utilizadas para movimentar grandes volumes de água que podem conter sujeira e pequenos sólidos

De Incêndio

Bombas padronizadas (Bombeiros) com Bocais/Flanges de 2 ½

Componentes Motobombas

Motor Elétrico

São máquinas destinadas a transformar energia elétrica em energia mecânica, sua construção é simples versátil e não poluentes. Podem ser Monofásicos ou trifásicos

Motor Elétrico

São máquinas destinadas a transformar energia elétrica em energia mecânica, sua construção é simples versátil e não poluentes. Podem ser Monofásicos ou trifásicos

Intermediaria Interna

Têm a função primária de proteger a bomba contra vazamentos no ponto onde o eixo atravessa a carcaça da bomba sob pressão, e normalmente esta alojada o selo mecânico, evitando que o liquido vaze entre a bomba e o motor elétrico

Selo Mecânico / Gaxeta

O sistema de vedação da bomba centrífuga tem a finalidade de evitar que o fluido bombeado vaze pelo espaço existente entre o eixo e a carcaça da bomba. Basicamente utilizamos dois tipos de sistemas de vedação: Por gaxeta; por selo mecânico.

Rotor.

O rotor, também conhecido como impelidor, como já foi descrito anteriormente, é um componente giratório da bomba que é construído de uma forma tal que, ao girar em alta velocidade, desloca o líquido bombeado até uma altura de recalque determinada. O rotor é dotado de pás (palhetas, hélice) que recebem o líquido pelo seu centro e o expulsam pela sua periferia, devido à ação da força centrífuga.

Arruela Lisa

Serve de base à porca para distribuir a pressão resultante do aperto do parafuso em maior área de contato.

Parafuso (Rotor)

Utilizado normalmente em bombas trifásicas, é utilizado para evitar que o rotor “solte” do eixo, caso o sentido de rotação do equipamento não esteja correto.

Difusor

Localizado em volta do rotor, convertem a energia de velocidade em energia de pressão.

O'Ring.

O sistema de vedação da bomba centrífuga tem a finalidade de evitar que o fluido bombeado vaze pelo espaço existente entre as partes fixas da bomba.

Venturi

O efeito Venturi (também conhecido como tubo de Venturi) ocorre, quando num sistema fechado, o fluido em movimento constante dentro de um duto uniforme comprime-se momentaneamente ao encontrar uma zona de estreitamento diminuindo sua pressão e conseqüentemente aumentando sua velocidade ao atravessar a zona estreitada onde ocorre “também " uma baixa pressão, e se neste ponto se introduzir um terceiro duto ou uma sonda, encontrará uma sucção do fluido contido nessa ligação. Este efeito, demonstrado em 1797, recebe seu nome do físico italiano Giovanni Battista Venturi (1746-1822).

O'Ring

O sistema de vedação da bomba centrífuga tem a finalidade de evitar que o fluido bombeado vaze pelo espaço existente entre as partes fixas da bomba.

O'Ring

O sistema de vedação da bomba centrífuga tem a finalidade de evitar que o fluido bombeado vaze pelo espaço existente entre as partes fixas da bomba.

Carcaça

A carcaça é a parte da bomba onde estão instalados seus componentes e onde é acumulado o líquido retirado do reservatório de sucção para ser bombeado. A carcaça da bomba pode ser aberta no sentido horizontal ou vertical.

Parafuso

Porca

Utilizado junto com os parafusos, tem finalidade de unir a carcaça da bomba junto com o sistema propulsor (motor elétrico).

Motor Elétrico

São máquinas destinadas a transformar energia elétrica em energia mecânica, sua construção é simples versátil e não poluentes. Podem ser Monofásicos ou trifásicos

Intermediaria Interna

Têm a função primária de proteger a bomba contra vazamentos no ponto onde o eixo atravessa a carcaça da bomba sob pressão, e normalmente esta alojada o selo mecânico, evitando que o liquido vaze entre a bomba e o motor elétrico.

Selo Mecânico / Gaxeta

O sistema de vedação da bomba centrífuga tem a finalidade de evitar que o fluido bombeado vaze pelo espaço existente entre o eixo e a carcaça da bomba. Basicamente utilizamos dois tipos de sistemas de vedação: Por gaxeta; por selo mecânico.

Rotor

O rotor, também conhecido como impelidor, como já foi descrito anteriormente, é um componente giratório da bomba que é construído de uma forma tal que, ao girar em alta velocidade, desloca o líquido bombeado até uma altura de recalque determinada. O rotor é dotado de pás (palhetas, hélice) que recebem o líquido pelo seu centro e o expulsam pela sua periferia, devido à ação da força centrífuga.

Parafuso (Rotor)

Utilizado normalmente em bombas trifásicas, é utilizado para evitar que o rotor “solte” do eixo, caso o sentido de rotação do equipamento não esteja correto.

Difusor

Localizado em volta do rotor, convertem a energia de velocidade em energia de pressão.

O’Ring

O sistema de vedação da bomba centrífuga tem a finalidade de evitar que o fluido bombeado vaze pelo espaço existente entre as partes fixas da bomba.

Venturi

O efeito Venturi (também conhecido como tubo de Venturi) ocorre, quando num sistema fechado, o fluido em movimento constante dentro de um duto uniforme comprime-se momentaneamente ao encontrar uma zona de estreitamento diminuindo sua pressão e conseqüentemente aumentando sua velocidade ao atravessar a zona estreitada onde ocorre “também " uma baixa pressão, e se neste ponto se introduzir um terceiro duto ou uma sonda, encontrará uma sucção do fluido contido nessa ligação. Este efeito, demonstrado em 1797, recebe seu nome do físico italiano Giovanni Battista Venturi (1746-1822).

O’Ring

O sistema de vedação da bomba centrífuga tem a finalidade de evitar que o fluido bombeado vaze pelo espaço existente entre as partes fixas da bomba.

O’Ring

O sistema de vedação da bomba centrífuga tem a finalidade de evitar que o fluido bombeado vaze pelo espaço existente entre as partes fixas da bomba.

Carcaça

A carcaça é a parte da bomba onde estão instalados seus componentes e onde é acumulado o líquido retirado do reservatório de sucção para ser bombeado. A carcaça da bomba pode ser aberta no sentido horizontal ou vertical.

Parafuso

 

Porca

Utilizado junto com os parafusos, tem finalidade de unir a carcaça da bomba junto com o sistema propulsor (motor elétrico).